Ciência e Cultura, duas questões sociais que se relacionam
Hoje é comemorado o Dia da Ciência e Cultura, data instituída pela Lei 5.579/1979, em alusão ao aniversário de Rui Barbosa. O objetivo da criação da data é estimular a produção de conhecimento científico em todas as esferas da sociedade, bem como expressões de cultura em todo o país, conforme cada região.
Nos discursos e pareceres de Rui Barbosa vemos o seu pensamento sobre Ciência e Cultura.

“[…] a ciência e a linguagem são, uma para com a outra, dois meios recíprocos de cultura, e, associadas na sua cooperação natural, constituem a educação completa da nossa mentalidade.”
“Acima de todos os elementos de organização, de administração, de regeneração, acima de todos se acha, evidentemente, como a mais política de todas as forças políticas, a inteligência, a cultura, a ciência.”
Apesar de serem diferentes na essência, vimos que Ciência e Cultura podem conversar. Existe uma relação estreita e amistosa entre as duas, ambas lidam com pesquisa, criatividade e curiosidade, e cada avanço científico melhora a vida da sociedade, refletindo em sua cultura. Da mesma forma, a cultura pode influenciar na evolução da ciência, haja vista o contexto pandêmico pelo qual estamos passando.
Em tempos de Covid-19, a Ciência tem sido evocada quase que a toda hora. Os argumentos, posicionamentos e falas para o discurso sobre o assunto têm que ser fundamentados na Ciência. É óbvio, ela é o fio condutor, o leme, a bússola, o caminho, e tantos outros substantivos relacionados à direção, para levar as instituições máximas de saúde, cientistas, médicos e demais profissionais da área a tomarem suas decisões.
Nos últimos dois anos assistimos a uma corrida alucinada e frenética contra o tempo. Cientistas de muitos países se debruçaram para chegar a uma descoberta que pudesse exterminar, conter ou, pelo menos, mitigar os estragos fatais que esse infeliz vírus causou ao mundo, junto às pessoas.
Nessa rotina incessante de pesquisas, de ter a evidência empírica e a materialidade dos fenômenos para chegar a um resultado, muitos estudos foram e serão ainda refutados, outros serão redirecionados, pois surgirão novas descobertas pelo caminho e atenderão a outros objetivos, e outros, ainda, serão completados. Nessa trajetória tivemos sucesso com vacinas testadas e validadas.
E no meio de tudo isso a cultura dos países se desenvolveu, mais pessoas buscaram informação, desenvolveram soluções de comportamento para lidar com esse contexto pandêmico, até então não conhecido.
Na Faculdade CDL estivemos sempre atentos aos direcionamentos da Ciência e continuamos incentivando a sua produção por intermédio dos nossos cursos, das pesquisas acadêmicas que realizamos, favorecendo a cultura da nossa sociedade. Com a nossa Biblioteca e todo o seu acervo físico e virtual, disseminamos a cultura e proporcionamos que pesquisas científicas sejam realizadas.
Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL
Obras Completas de Rui Barbosa. Trecho do “Parecer sobre a Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da Instituição Pública. Métodos e Programa Escolar”. v. 10, t. 2, 1883. p. 218. Rio de Janeiro, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/scripts/scripts/rui/mostrafrasesrui.php?CodFrase=1264. Acesso em: 05 Nov. 2021.
Obras Completas de Rui Barbosa. Trecho do discurso “Aos Professores e Estudantes da Bahia”. Salvador: Faculdade de Medicina da Bahia, v. 46, t. 2, 1919. p. 73. Disponível em: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/scripts/scripts/rui/mostrafrasesrui.php?CodFrase=2149. Acesso em: 05 Nov. 2021.