Sabemos que a leitura é fundamental para ampliar conhecimento, apurar o senso crítico e elevar a cidadania. Por isso, a Biblioteca da Faculdade CDL sempre tem projetos para proporcionar o acesso e o desejo pela literatura.

Perissé (2011) afirma que a leitura leva ao pensamento e este, por sua vez, leva à escrita. O autor sugere um processo, a princípio, linear em cadeia, mas que, com certeza, culmina na circularidade, afinal quem leu, pensou e escreveu, se de fato quer crescer como “ser da palavra”, como chama o autor, haverá de ler mais, pensar mais e escrever mais.
Ações de incentivo à leitura estão espalhadas por todo o Brasil. Na Faculdade CDL não é diferente; estamos sempre preocupados em inseri-las no contexto em que vivem os alunos, com a intenção de atraí-los para essa prática.
Junho é um mês animado e movimentado pelas festas juninas, fazem alusão aos três santos tradicionais, momento de muitas brincadeiras características, dentre elas a pescaria.
Aliando o calendário do varejo às atividades da nossa biblioteca, idealizamos a Pescaria da leitura, ação cultural em que os alunos “pescam” os livros que estão soltos, no Projeto Livro leve e solto.
Como funciona?
A ação tem como objetivos:
- Comemorar as datas alusivas ao mês de junho;
- Incentivar a leitura;
- Divulgar o Projeto Livro leve e solto;
- Incentivar a frequência à Biblioteca.
Os livros são os “peixes” a serem fisgados pelos alunos por meio do “anzol do conhecimento.” Eles não conseguem identificar qual obra tem nos envelopes, tornando cada fruto da pescaria uma surpresa. Os “pescadores” podem e devem compartilhar suas leituras, mostrando o que adquiriram e como vão fazer uso daquela nova possibilidade de conhecimento.
FONTE:
PERISSÉ, Gabriel. Ler, pensar e escrever. 5. ed. rev. amp. e atual. São Paulo: Saraiva, 2011. 91 p