Trabalhos acadêmicos da graduação e da pós: encontros na Biblioteca

Alunos da graduação e da pós-graduação “invadem” a Biblioteca para se reunir em equipe e elaborar trabalhos acadêmicos. A casa é de vocês! Usem e abusem!

Enquanto a graduação foca no projeto integrado, a pós-graduação se concentra no seminário. São trabalhos acadêmicos diferentes na composição, mas semelhantes nos objetivos, ou seja, aplicar a teoria para ratificar o aprendizado.

Trabalho acadêmico: Projeto Integrado

O Projeto Integrado, já falamos antes sobre ele, proporciona para o aluno aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma factível e oportuna. O aluno escolhe uma empresa para fazer o diagnóstico situacional, levantando todas as questões estudadas. Faz pesquisa em torno dessas temáticas e avalia a teoria junto à prática, observando os gaps existentes, para ao final propor soluções de melhoria.

É um caminho longo a percorrer, pois são quatro projetos, cada um tratado com suas dimensões específicas, sendo o último englobando todos eles. Hora de colocar a mão na massa e buscar soluções para os gaps.

Os alunos se reúnem sistematicamente em equipe para discutir o projeto, pesquisar, redigir e formatar, pois este trabalho acadêmico deve ter fundamentação teórica e ser entregue conforme as normas da ABNT.

Alunas buscando leituras no acervo da Biblioteca.

Professor José Estevam

Monalisa, Lorena, Marcia e Priscila estão cumprindo essa trajetória. O grupo tem como tutor do projeto o Professor José Estevam, é do Curso de Gestão Comercial e está trabalhando as temáticas gestão financeira e de pessoas. Sabemos que sem pessoas bem capacitadas, entusiasmadas e focadas não se chega a bons resultados financeiros e esses resultados interessam a todos os stakeholders, inclusive aos colaboradores da empresa.

Falconi (2009, p. 125) foca no financeiro: “Trabalhe para focar a empresa nos interesses de seus stakeholders, com ênfase no foco financeiro”, mas Falconi (2004, p. 69) privilegia as pessoas:

É preciso que o empresário entenda o processo cognitivo humano e cuide da educação e do treinamento contínuos e para toda a vida de seus colaboradores. É exatamente em suas cabeças que este conhecimento é acumulado.

Na Biblioteca, as alunas buscaram autores para fundamentar teoricamente o projeto, bem como iniciaram a feitura do trabalho acadêmico, utilizando a sala interna dos PC’s.

Alunas elaborando trabalho acadêmico utilizando os PC' da Biblioteca.

Outra equipe do 1º semestre do Curso de Logística também está na fase de elaboração do Projeto Integrado. Os alunos Thalisson, Adriana, Katerine, Gleice, Ismaiara, Victor e Geilson, também são tutoreados pelo Professor Estevam. A equipe discute as questões e prepara os conteúdos a serem apresentados.

Alunos discutindo sobre o trabalho acadêmico na Biblioteca.

Trabalho acadêmico: Seminário

O seminário é muito requisitado pelos professores dentro do universo dos trabalhos acadêmicos. É uma forma de instrução acadêmica muito adotada nos cursos de pós-graduação, que possibilita o engajamento entre os membros da equipe, fazendo com que todos participem, deem sua contribuição e consigam se projetar na apresentação individual, vencendo a inibição e até exercendo a oratória.

Professor Mauro Romero

A turma da pós-graduação não ficou de fora. Alunos do MBA de Logística, Gestão Comercial e de Gestão Financeira estiveram também usando o espaço e os recursos da Biblioteca. Daniel, Anderson, Sergio, Helio e Josué se reuniram para elaborar o seminário sobre Planejamento Estratégico, a ser apresentado na disciplina do Professor Mauro Romero.

Muita pesquisa e discussão para chegar a um consenso, afinal, é uma equipe e isso deve prevalecer nos trabalhos acadêmicos dessa natureza.

Alunos pesquisando nos livros da Biblioteca.

As alunas Liana e Grace, também do MBA, atentas às questões do planejamento estratégico, não esqueceram os detalhes a serem abordados no seminário: missão, visão, valores, objetivos e metas, além de como chegar até o cliente com inovação, promovendo a sua satisfação.

Oliveira (2004, p. 47) define o planejamento estratégico como “o processo administrativo que proporciona uma sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada.”

Alunas elaborando trabalho acadêmico na sala de leitura da Biblioteca.

FALCONI, Vicente. Gerenciamento pelas diretrizes. Nova Lima-MG: INDG, 2004.

______. O Verdadeiro poder. Nova Lima-MG: INDG, 2009.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de, Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. São Paulo: Atlas, 2004.

Por Ana Luiza Chaves, Bibliotecária da Faculdade CDL