Viagens de Gerson Loreto em livros e bibliotecas

A leitura lhe dá imaginação, leva além de onde os olhos podem ver!

Assim eu vejo a leitura em minha vida. Lembro-me no meu tempo de primário, a professora fazendo roda de leitura no pátio do colégio. Que flashback , que legal de lembrar!

Livros da biblioteca coleção Vagalume

Confesso que não tenho o hábito de ler livros, mas os poucos que li, me deixaram boas lembranças e ensinamentos. Quando pequeno, a imaginação tornava a leitura quase real e era tão bom viajar em uma boa história. Lembro na 4ª série um livro chamada “Billy, o cachorro aventureiro”, pelo qual me apaixonei e me encontrei no mundo de aventura. Hoje tenho como hobby viajar, fazer trilhas, acampar e me aventurar no desconhecido. Em outro momento de minha vida escolar, acredito que foi na 7ª série, li o famoso livro “O escaravelho do Diabo – Colegão Vagalume”, incrível, entrei no mundo da investigação, um verdadeiro CSI. Essa coleção possuía inúmeros títulos legais, sempre na narrativa na linha de aventura, investigação e mistérios.

Ler lhe dá asas e possibilidade de viajar sem se mover, imaginar sem ter que fechar os olhos. Vivenciei em minha infância, as bibliotecas itinerantes, também para ter base de pesquisas, como as bibliotecas públicas, onde era necessário ter a carteirinha de controle de retirada de livros e seguir regras também, pois se atrasava a entrega, era penalizado e impedido por um certo período de retirar livro para levar para casa.

Hoje vejo a nova geração tendo acessos ilimitados para prática de leitura. São tantas as opções através de mídias digitais e acredito que hoje se pode ler todos os dias de sua vida, sem sequer sair de casa, tudo apenas com clique.

Como pai me esforço o máximo para incentivar a prática de leitura para minha filha. Levo sempre ela à Bienal, adquiro projetos de leitura como o do Banco Itaú, rodas de leituras promovidas por organizações comerciais como os shoppings e outros.

Nos últimos meses li livros mais técnicos e teóricos por questões profissionais e de conhecimento acadêmico.

Ler faz bem mente!

Por Gerson Loreto, aluno da Profª Neurismene Oliveira, do Curso de Gestão Comercial – Noite, da Faculdade CDL,  em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.